terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Dicas sobre a alimentação vegetariana


Se você se alimentar com base numa dieta vegetariana ou se você está planejando a transição para o veganismo, já deve ter ficado confuso com todos os dizeres da família e dos amigos. Para muitas pessoas, comer carne é regra e ser vegetariano é considerado loucura.
As principal dúvida é: “Seria possível conseguir as quantidades adequadas de proteína, cálcio, sódio, ferro, etc?”
A impressão que tenho é que as pessoas não sabem como as plantas podem ser poderosas! Aqui estão 20 mitos sobre o poder nutritivo dos vegetais:
1. Apenas duas colheres de sopa de melaço (extraído da cana-de-açúcar) contêm 400 mg de cálcio. Isso é mais do que o cálcio que é servido em uma porção de leite ou queijo!
2. Você consegue alcançar 25% das suas necessidades diárias de cálcio com 1/2 xícara de tofu.
3. Uma xícara de leite fortificado sem lactose contém cerca de 30% das suas necessidades diárias de vitamina D.
4. Para proteína, escolha edamame. Uma xícara contém 17 gramas de proteína e 16 gramas de carboidratos.
5. Cerca de 1/4 de xícara de nozes contém aproximadamente 90% das suas necessidades diárias de ômega 3.
6. Amêndoas são ricas em gorduras, mas quando consumidas com moderação, ajudam a perder peso e depois, na manutenção do mesmo. 1/4 de xícara de amêndoas contém 205 calorias e 18 gramas de gordura. Dessas calorias “gordas”, 16,5 são do tipo saudável, ou seja, gordura não-saturada.
7. Uma xícara de lentilha contém cerca de 16 gramas de fibra e 18 gramas de proteína, um combo que ajuda a segurar a fome e o seu peso.
8. Vamos todos saudar a couve! Apenas uma xícara de couve picada contém 206% do recomendado diariamente de vitamina A, 134% de vitamina C e 684% de vitamina K.
9. A quinoa, conhecida como “o ouro dos Incas”, é um alimento completo! Embora conhecida como cereal, ela é uma semente de alto valor nutricional! É muito rica em proteínas, incluindo todas as proteínas essenciais, além de conter muitas fibras, magnésio, ferro e fósforo! E ainda é isenta de glúten, contribuindo para uma digestão melhor!
10. Frutas congeladas possuem um valor nutricional mais alto que as frutas frescas, especialmente se a fruta tiver viajado distâncias muito grandes para chegar até você. Os nutrientes estão preservados se você colhe a fruta e depois a congela.
11. Abacates contém a gordura monosaturada, que é saudável e ajuda a reduzir o mal colesterol (LDL) e aumenta o bom colesterol (HDL). Essa gordura também ajuda a diminuir o risco de doenças cardíacas.

12. Bananas são as mais novas pílulas do sono! A fruta é rica em triptofano, um aminoácido que ajuda o cérebro a produzir a serotonina, que ajuda a adormecer.

13. Chocolate meio-amargo (70 a 85% de cacau) contém mais ferro do que um bife! Uma porção de 85 gramas de bife (70% carne, 30% gordura) contém 2,11 mg de ferro, enquanto 85 gramas de chocolate meio-amargo contém 10,12 mg!
14. Ao contrário da crença popular, é possível manter uma dieta vegana e conseguir quantidade suficiente de ômega 3 sem comer peixe! E como? Ora, do mesmo jeito que os peixes – através das algas!
15. A fibra contida nas sementes de chia absorvem dez vezes o seu peso em água, fazendo portanto com que elas sejam ótimas fontes de hidratação! Isso também quer dizer uma conversão mais lenta dos carboidratos em açúcar, resultando num melhor vigor e capacidade de resistência.
16. Brócolis possuem grandes quantidades de fibra solúvel, tornando-os efetivos em reduzir o mal colesterol (LDL) e os riscos de doenças cardíacas.
17. A levedura nutricional é a melhor amiga do vegano. Nela contém quase todas as vitaminas, da B ao zinco.
18. Vegetais oriundos dos oceanos, como as algas, contêm 47% de proteína e uma grande variedade de vitaminas.
19. Apenas duas colheres de sopa de sementes de cânhamo contêm 24% da sua necessidade diária de proteína. Além disso, elas possuem ômega 3 e ômega 6, vitaminas B e E e ácido fólico.
20. O açaí é considerado por muitos a fruta mais nutritiva do mundo por conter antioxidantes que destroem os radicais livres que podem fazer você ficar doente, especialmente durante o inverno, época em que ficamos vulneráveis e nos falta energia, favorecendo os sintomas da gripe, por exemplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo