quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016
Literatura Infantil
Os primeiros livros direcionados ao público infantil, surgiram no século XVIII. Autores como La Fontaine e Charles Perrault escreviam suas obras, enfocando principalmente os contos de fadas. De lá pra cá, a literatura infantil foi ocupando seu espaço e apresentando sua relevância. Com isto, muitos autores foram surgindo, como Hans Christian Andersen, os irmãos Grimm e Monteiro Lobato, imortalizados pela grandiosidade de suas obras. Nesta época, a literatura infantil era tida como mercadoria, principalmente para a sociedade aristocrática. Com o passar do tempo, a sociedade cresceu e modernizou-se por meio da industrialização, expandindo assim, a produção de livros.
A partir daí os laços entre a escola e literatura começam a se estreitar, pois para adquirir livros era preciso que as crianças dominassem a língua escrita e cabia a escola desenvolver esta capacidade. De acordo com Lajolo & Zilbermann, “a escola passa a habilitar as crianças para o consumo das obras impressas, servindo como intermediária entre a criança e a sociedade de consumo”. (2002, p.25)
Assim, surge outro enfoque relevante para a literatura infantil, que se tratava na verdade de uma literatura produzida para adultos e aproveitada para a criança. Seu aspecto didático-pedagógico de grande importância baseava-se numa linha moralista, paternalista, centrada numa representação de poder. Era, portanto, uma literatura para estimular a obediência, segundo a igreja, o governo ou ao senhor. Uma literatura intencional, cujas histórias acabavam sempre premiando o bom e castigando o que é considerado mau. Segue à risca os preceitos religiosos e considera a criança um ser a se moldar de acordo com o desejo dos que a educam, podando-lhe aptidões e expectativas.
Até as duas primeiras décadas do século XX, as obras didáticas produzidas para a infância, apresentavam um caráter ético-didático, ou seja, o livro tinha a finalidade única de educar, apresentar modelos, moldar a criança de acordo com as expectativas dos adultos. A obra dificilmente tinha o objetivo de tornar a leitura como fonte de prazer, retratando a aventura pela aventura. Havia poucas histórias que falavam da vida de forma lúdica, ou que faziam pequenas viagens em torno do cotidiano, ou a afirmação da amizade centrada no companheirismo, no amigo da vizinhança, da escola, da vida.
A arte do grafite
A Arte do Grafite é uma manifestação artística com ensejo de crítica ou justamente uma linguagem popular, onde os apreciadores possar debater sobre o tema proposto ou simplesmente admirar a beleza estética dos traços, em meio ao caos da vida nos grandes centros urbanos. A expressão do grafite é feita em espaços públicos, e a definição do termo é referente a pintura feita em parede. A origem remete a época do Império Romano, onde foram encontrados desenhos, e sua popularização aconteceu na década de 70, chamada de Idade Contemporânea, em alguns bairros da cidade de Nova York. Inicialmente um grupo de jovens estudantes decidiram marcar as paredes da cidade com algum tipo de símbolo próprio, a partir daí, o Grafite tomou forma e ganha cada vez mais técnicas para sua evolução.
O movimento do Hip Hop é um grupo que está intimamente conectado ao universo do Grafite, pois para este movimento a manifestação através de desenhos e mensagens, garante a liberdade de expressar as mazelas da humanidade, e ajuda a refletir a realidade dos menos favorecidos. O Grafite teve seu início no Brasil na década de 1970, na cidade de São Paulo, e insatisfeitos com o tom e linha que seguiam os americanos e desenvolveram as próprias técnicas, ao complementar o toque de "brasilidade", fato este que colocou em destaque o traço brasileiro entre os melhores do mundo.
O Grafite sempre foi uma manifestação duramente criticada por muitos, pois em alguns aspectos sua expressão pode ser interpretada como um rabisco que causa mais poluição visual, além de serem considerado um ato de vandalismo (pichar muro e patrimônio público). Por outro lado o Grafite é uma arte de rua, reconhecida pela sofisticada qualidade artística.
O movimento do Hip Hop é um grupo que está intimamente conectado ao universo do Grafite, pois para este movimento a manifestação através de desenhos e mensagens, garante a liberdade de expressar as mazelas da humanidade, e ajuda a refletir a realidade dos menos favorecidos. O Grafite teve seu início no Brasil na década de 1970, na cidade de São Paulo, e insatisfeitos com o tom e linha que seguiam os americanos e desenvolveram as próprias técnicas, ao complementar o toque de "brasilidade", fato este que colocou em destaque o traço brasileiro entre os melhores do mundo.
O Grafite sempre foi uma manifestação duramente criticada por muitos, pois em alguns aspectos sua expressão pode ser interpretada como um rabisco que causa mais poluição visual, além de serem considerado um ato de vandalismo (pichar muro e patrimônio público). Por outro lado o Grafite é uma arte de rua, reconhecida pela sofisticada qualidade artística.
Resenha: Robocop
Famoso e cultuado filme da década de 1980, que saiu das telas de cinema e ganhou série de televisão, desenho animado e quadrinhos, Robocop retorna à sua mídia original com um rebootcomandado pelo diretor brasileiro José Padilha (Tropa de Elite 1 e 2). Com atraso, pois o longa-metragem estava programado para agosto de 2013, a polêmica e desacreditada nova versão do policial do futuro finalmente faz sua estreia.
Robocop conta a história de Alex Murphy, um policial da decadente e violenta cidade de Detroit que, ao ser ferido fatalmente em um atentado, é usado como cobaia em um novo protótipo da corporaçãoOmniCorp, especializada em tecnologia robótica bélica. O objetivo é um só: driblar a Lei Dreyfuss e conseguir permissão para seus produtos – amplamente utilizados em intervenções militares no exterior – serem também aproveitados no combate ao crime dentro dos Estados Unidos e, assim, abocanhar um mercado que elevará ainda mais os lucros.
Por ser uma franquia de sucesso criada originalmente para as telonas, não será fácil evitar as comparações entre as duas versões. Para conseguir uma classificação etária mais branda (PG-13, a mesma da maioria dos filmes de grande orçamentos de Hollywood) e potencializar a bilheteria para até mesmo produzir continuações, não há a violência gráfica que marcou o original.
Entretanto, os realizadores não se omitem em apresentar as consequências da transformação de Murphy, numa cena que chega a ser até mais perturbadora do que a similar de 1987, quando ele retira o capacete pela primeira vez.
Fora esse aspecto da violência, tematicamente a nova história é bastante similar. Faz crítica explícita ao modelo de negócios de grandes corporações que buscam lucro a qualquer custo, mesmo tendo que usar e descartar pessoas quando assim julgam necessário, e o conflito interno do protagonista ao confrontar seus dois lados: o homem versus a máquina.
Poluição Ambiental
Definição
Podemos definir poluição ambiental como a ação de contaminar as águas, solos e ar. Esta poluição pode ocorrer com a liberação no meio ambiente de lixo orgânico, industrial, gases poluentes, objetos materiais, elementos químicos, entre outros.
Problemas causados
A poluição ambiental prejudica o funcionamento dos ecossistemas, chegando a matar várias espécies animais e vegetais. O homem também é prejudicado com este tipo de ação, pois depende muito dos recursos hídricos, do ar e do solo para sobreviver com qualidade de vida e saúde.
Poluentes
Os principais poluentes ambientais são: chumbo, mercúrio, benzeno, enxofre, monóxido de carbono, pesticidas, dioxinas e gás carbônico.
Ações de combate a poluição ambiental
- Ações do governo no tocante a fiscalização e aplicação de multas às empresas e pessoas que poluem o meio ambiente.
- Conscientização da população e desenvolvimento de programas de educação ambiental.
- Incentivos governamentais para que as empresas utilizem fontes de energia limpa como, por exemplo, eólica e solar.
Você sabia?
- 11 de janeiro é o Dia do Controle da Poluição por Agrotóxicos.
- 14 de agosto é o Dia do Controle da Poluição Industrial.
The Voice Kids Brasil: o melhor reality musical da tv brasileira
O que sobressai num programa como o The Voice Kids não é a competição, não é saber quem vai vencer. Isso acaba sendo secundário. A jornada é infinitamente mais prazerosa de ver. Assistir uma garotinha cantando A História de uma Gata é algo de sublime para alguém sentado no sofá numa tarde de domingo.
Há de mencionar aqui, inclusive, o tremendo bom gosto das crianças ao escolherem suas músicas. Enquanto que os adultos são influenciados por todas aquelas canções superficiais vindas dos Estados Unidos, os meninos buscam no Brasil as referências musicais. E ai nós vemos de tudo: músicas regionais, MPB, sertanejo… um acervo lindo para assistir e contemplar.
Outro ponto positivo do programa é a edição. Bem construída, que mostra com muito cuidado e sensibilidade a reação dos pais ao verem seus filhos e filhas se apresentarem. Uma coisa muito bonita de se ver e que o programa acertou em cheio. Não há emoção mais verdadeira que a dos pais observando seus filhos lá, desprendidos de qualquer medo.
Quanto ao resto, ao entorno do que é central no The Voice Kids, tudo funciona: Tiago Leifert, co-apresentadoras, trilha sonora, o horário de exibição (MasterChef Junior Brasil deveria copiar isso) e tudo o mais.
Os candidatos mirins são um destaque só. 70% do sucesso do programa se deve a eles, não tenham dúvidas disto. Inocência, talento, espontaneidade… tudo isto que faz desta experiência televisa uma das mais agradáveis dos últimos anos.
quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016
AQUECIMENTO GLOBAL: SIM, ESTAMOS EM PERIGO
O fato é que não deveria haver dúvida alguma de que o homem arruinou o planeta e que é o único responsável pelo aquecimento global, pois há consenso sobre isso entre todos os cientistas mais notáveis do planeta, um fato raro na história da ciência. Esta unanimidade vem da análise de dados científicos bem consistentes, que foram medidos e coletados meticulosamente, usando equipamentos da mais avançada tecnologia. A conclusão é incontestável: o homem colocou a vida no planeta em grave perigo.
Alguns órgãos de imprensa têm sido os principais culpados por causar esta dúvida nas pessoas. Lamentavelmente, cometem um equívoco ao dar crédito a opiniões de pessoas sem respaldo na comunidade científica, que dão apenas palpites, sem comprovação científica alguma de seus argumentos, provocando a falsa impressão de que a comunidade científica está dividida e num acirrado debate se o homem é ou não responsável pelo aquecimento global.
A situação é mais ou menos a seguinte: para cada 100 cientistas sérios alertando que o homem está causando o aquecimento global, com argumentos científicos bem fundamentados, existe um indivíduo, sem prova científica alguma, dando nada mais do que um palpite negando o fato. Então, alguns jornais passaram a dividir democraticamente o espaço, dando a mesma importância para a conclusão deste grupo de 100 cientistas sérios e para o palpite deste indivíduo, que sem base científica afirma que as causas do aquecimento devem-se a ciclos naturais do clima na Terra.
A respeito das consequências devastadoras do aquecimento global sobre a vida na Terra, que obviamente também atingirá a nossa vida, só nos resta saber quando vão ocorrer. E neste ponto os cientistas têm errado nas previsões: estão acontecendo bem antes do esperado e com intensidade maior do que o previsto em simulações por computador. Um exemplo foi o que ocorreu na Antártica com a plataforma de gelo Larsen-B, que tinha 240 km de comprimento e 50 km de largura, prevista para derreter em 100 anos. Ela se desprendeu e derreteu em apenas 35 dias, no início de 2002. Isso comprova que os efeitos podem não ser graduais como a nossa geração gostaria (para deixar a conta para a próxima geração, quando não estivéssemos mais por aqui). A conta a ser paga pode surgir subitamente e nos surpreender.
Sempre me interessei pela preservação da natureza e desde a época de estudante de física, há 28 anos, tenho acompanhado atentamente este assunto, lendo muitos dos artigos científicos publicados nas mais respeitáveis revistas científicas especializadas e não dava para duvidar da qualidade dos resultados apresentados. Então, associando estes estudos que vinham sendo divulgados, fui ficando cada vez mais angustiado ao perceber que a devastação intensa da Mata Atlântica em Santa Catarina, mais especificamente das Matas de Araucárias no planalto norte, além de ceifar instantaneamente a vida de milhares de bichos que habitavam a área desmatada, estava contribuindo também para aniquilar a nossa própria espécie um pouco mais adiante.
Já que não dispomos de outro planeta para viver e achamos que não é ético negarmos a perpetuação da vida para milhares de organismos, incluindo a nossa própria espécie, minha esposa e eu decidimos criar uma ONG, o Instituto Rã-bugio para Conservação da Biodiversidade (www.ra-bugio.org.br ), para defender continuidade da vida por aqui. Nossa atuação é através da educação ambiental nas escolas para mostrar para a garotada a importância da preservação das últimas áreas de Mata Atlântica.
A sociedade precisa ser informada para não ser iludida com as propostas mirabolantes e demagógicas, como o plantio de árvores para salvar o planeta diante de um quadro alarmante de desmatamento legal e ilegal, tanto na Mata Atlântica, já quase extinta, como na Floresta Amazônica. Há estudos mostrando que se continuarem a desmatar, a concentração de gás carbônico na atmosfera vai aumentar significativamente a curto prazo, agravando, e muito, o aquecimento global, de modo que por muitas décadas os níveis permanecerão num patamar muito mais elevado do que é hoje – que já é suficiente para nos conduzir ao colapso -, e de nada vai adiantar cobrir o planeta com mudas de árvores, pois levarão muito tempo para crescerem e mesmo após este tempo não conseguirão retirar da atmosfera todo o gás carbônico emitido pela destruição das matas nativas. Lembrando que o desmatamento acaba com a vida dos animais que vivem ali, e o simples plantio de árvores não devolve a biodiversidade de uma floresta.
O que podemos fazer? Se quisermos resolver com seriedade o problema do aquecimento global, e da nossa sustentabilidade neste planeta, todo o esforço da sociedade deve ser empreendido no sentido de parar o desmatamento imediatamente, já! Se obtivermos êxito neste primeiro desafio, aí sim poderemos partir para os próximos: fontes alternativas de energia, projetos de seqüestro do carbono para reduzir os índices aos níveis da era pré-industrial permitindo a regeneração de florestas nativas, plantando árvores etc. Se não conseguirmos vencer nem este primeiro desafio, que não depende de avanços tecnológicos e tampouco gera desenvolvimento – só dependem do simples cumprimento das leis – podemos nos preparar para o pior, que nos espera num futuro bem próximo. Preservar o que resta de nossas florestas é a maneira mais racional e óbvia de prolongar nossa vida na Terra.
Fonte
Top 10 esportes mais populares do mundo
Esporte é sinônimo de saúde, diversão e lazer, e nesta seleção estão os 10 esportes mais populares do mundo. A variedade é impressionante, e alguns exigem maior esforço dos pés, outros das mãos, punhos, cabeça. Os esportes combinam com diversos ambientes para execução, como água, grama, terra ou ar.
As modalidades se tornam ação tão habitual entre as pessoas, que é muito raro encontrar alguém que nunca tenho praticado algum tipo de esporte. Mesmo os mais exóticos têm difusão pelo planeta, como os de inverno, de forma comum, praticados no gelo.
Futebol Americano
Trata-se de um dos esportes de contato mais intensos, e é tipicamente estaduniense. Porém, o futebol americano conquistou o mundo inteiro, e o Super Bowl, final espetacular das ligas americanas, tem audiência de cerca de 400 milhões de pessoas. Nesta seleção dos 10 esportes mais populares do mundo, o futebol americano é décima posição.
Basquete
O basquete é modalidade dominada por americanos, com destaque para NBA, Associação Americana de Basquete, que posicionou este esporte em nível que a maioria dos outros países não consegue acompanhar.
É muito praticado pelos jovens ao redor do mundo, porém nos Estados Unidos há a maior base de praticantes. Pelo Brasil, o basquete se inspirou na NBA com a criação da NBB, Liga Nacional de Basquete. E são cerca de 400 milhões de praticantes desta modalidade pelo planeta, sendo tão popular como o Futebol Americano.
Golfe
Este é um dos esportes mais caros do mundo, no geral ligado à riqueza, já que seus campos são instalados no interior de clubes super luxuosos, e ocupa a oitava posição nesta seleção. Mesmo que seja segmentado, esta modalidade apresenta em torno de 400 milhões de fãs pelo globo inteiro, e somente nos Estados Unidos há 17 mil campos de golfe.
Beisebol
O beisebol é bastante praticado nos Estados Unidos, Coréia do Sul, Canadá, Japão, México e Cuba. A estimativa é que há em torno de 500 milhões de fãs pelo mundo inteiro.
Nesta modalidade são 2 equipes de 9 jogadores, que de modo alternado ocupam posições de ataque e defesa. O foco é pontuar batendo com bastão em bola lançada, e então correr por 4 bases do campo.
Rugby
Este é o esporte coletivo de contato com maior violência de todos. A modalidade não apresenta as típicas proteções de uniformes usados no futebol americano, e choques entre jogadores têm absorção inteiramente pelo corpo.
São mais de 4 milhões de público composto que assistiu à ultima Copa do Mundo, na Nova Zelândia. O rugby é bastante popular no hemisfério sul e Europa, e sexta posição na seleção dos 10 esportes mais populares do mundo.
Vôlei
O vôlei é muito popular em diversos países, porém Brasil e Cuba se transformaram em potências neste esporte, tanto em categoria masculina, como em feminina, em relação à quadra e areia também. São em torno de 900 milhões de fãs pelo planeta todo.
As modalidades se tornam ação tão habitual entre as pessoas, que é muito raro encontrar alguém que nunca tenho praticado algum tipo de esporte. Mesmo os mais exóticos têm difusão pelo planeta, como os de inverno, de forma comum, praticados no gelo.
Futebol Americano
Trata-se de um dos esportes de contato mais intensos, e é tipicamente estaduniense. Porém, o futebol americano conquistou o mundo inteiro, e o Super Bowl, final espetacular das ligas americanas, tem audiência de cerca de 400 milhões de pessoas. Nesta seleção dos 10 esportes mais populares do mundo, o futebol americano é décima posição.
Basquete
O basquete é modalidade dominada por americanos, com destaque para NBA, Associação Americana de Basquete, que posicionou este esporte em nível que a maioria dos outros países não consegue acompanhar.
É muito praticado pelos jovens ao redor do mundo, porém nos Estados Unidos há a maior base de praticantes. Pelo Brasil, o basquete se inspirou na NBA com a criação da NBB, Liga Nacional de Basquete. E são cerca de 400 milhões de praticantes desta modalidade pelo planeta, sendo tão popular como o Futebol Americano.
Golfe
Este é um dos esportes mais caros do mundo, no geral ligado à riqueza, já que seus campos são instalados no interior de clubes super luxuosos, e ocupa a oitava posição nesta seleção. Mesmo que seja segmentado, esta modalidade apresenta em torno de 400 milhões de fãs pelo globo inteiro, e somente nos Estados Unidos há 17 mil campos de golfe.
Beisebol
O beisebol é bastante praticado nos Estados Unidos, Coréia do Sul, Canadá, Japão, México e Cuba. A estimativa é que há em torno de 500 milhões de fãs pelo mundo inteiro.
Nesta modalidade são 2 equipes de 9 jogadores, que de modo alternado ocupam posições de ataque e defesa. O foco é pontuar batendo com bastão em bola lançada, e então correr por 4 bases do campo.
Rugby
Este é o esporte coletivo de contato com maior violência de todos. A modalidade não apresenta as típicas proteções de uniformes usados no futebol americano, e choques entre jogadores têm absorção inteiramente pelo corpo.
São mais de 4 milhões de público composto que assistiu à ultima Copa do Mundo, na Nova Zelândia. O rugby é bastante popular no hemisfério sul e Europa, e sexta posição na seleção dos 10 esportes mais populares do mundo.
Vôlei
O vôlei é muito popular em diversos países, porém Brasil e Cuba se transformaram em potências neste esporte, tanto em categoria masculina, como em feminina, em relação à quadra e areia também. São em torno de 900 milhões de fãs pelo planeta todo.
Tênis
Trata-se do esporte individual mais popular, mesmo que também possa ser jogado em pares. O tênis é um dos que mais exigem esforço físico, pois as partidas podem ter duração de horas. São cerca de 1 bilhão de fãs que acompanham o tênis pelo mundo inteiro.
A disputa acontece em quadras geralmente abertas e com superfícies sintéticas, de saibro, relva ou cimento. E integram o jogo 2 oponentes, ou 2 duplas de adversários, com opção de mistas em gênero, ou não.
Hóquei de Campo
Este esporte não é muito conhecido pelo Brasil, mas apresenta em torno de 3 milhões de praticantes no mundo. O hóquei de campo é presente em mais de 100 países e apresenta mais de 2 bilhões de fãs, ocupando a terceira posição, na seleção dos 10 esportes mais populares do mundo. Sua popularidade se deve as colonias britânicas, sobre tudo na Índia e Paquistão. O esporte esta inserido nos jogos olímpicos e pan-americanos.
Cricket (Críquete)
Cricket é modalidade tipicamente inglesa e muito ligada às classes altas. Assim como o beisebol (são parecidos), o cricket é muito praticado nos países que foram colônias inglesas na Ásia, África do Sul, Austrália e Oriente Médio. E são em torno de 2,5 bilhões de fãs pelo globo.
Este esporte não é muito conhecido pelo Brasil, mas apresenta em torno de 3 milhões de praticantes no mundo. O hóquei de campo é presente em mais de 100 países e apresenta mais de 2 bilhões de fãs, ocupando a terceira posição, na seleção dos 10 esportes mais populares do mundo. Sua popularidade se deve as colonias britânicas, sobre tudo na Índia e Paquistão. O esporte esta inserido nos jogos olímpicos e pan-americanos.
Cricket (Críquete)
Cricket é modalidade tipicamente inglesa e muito ligada às classes altas. Assim como o beisebol (são parecidos), o cricket é muito praticado nos países que foram colônias inglesas na Ásia, África do Sul, Austrália e Oriente Médio. E são em torno de 2,5 bilhões de fãs pelo globo.
Futebol
O futebol é esporte que apresenta bastante popularidade e poder, ocupando a liderança na seleção dos 10 esportes mais populares do mundo. E até nos Estados Unidos existe popularidade, antes raramente praticado no país.
Em especial no Brasil, este esporte tem importância gigante. De forma cultural e tradicional, o futebol é predileto de crianças e adultos, terminando muitas vezes a ser denominado de febre nacional.
E desde a infância, as crianças iniciam a prática somente pela diversão, porém na atualidade são incontáveis os que levam a carreira a sério, com investimento no futebol. É esporte oficial da maior parte dos países da Europa, África, Ásia, América do Sul, América Central, e tem em torno de 3 bilhões de praticantes no globo.
Fonte
terça-feira, 23 de fevereiro de 2016
5 Lugares naturais mais belos do mundo
Fizemos uma lista baseada nos 5 lugares naturais mais belos do mundo que você terá o prazer de conhecer,a seguir.
Grand Canyon (Estados Unidos)
Uma das paisagens mais famosas do mundo, o Grand Canyon é, além de lindo, enorme. Ele tem 446 km de formações rochosas e chega a atingir até 1,5 km de profundidade. O vale foi moldado pela erosão ao longo de milhares de anos, à medida que as águas do rio Colorado percorriam o leito, criando esse contraste maravilhoso de cores.
A Grande Barreira de Corais (Austrália)
Este é o maior recife
de corais do mundo, com mais de 2.300 km de extensão. A Grande Barreira de
Corais está situada na costa nordeste do Estado de Queensland, na Austrália.
Ela também é a maior estrutura do mundo feita apenas por organismos vivos. Um
espetáculo da natureza. Na Grande Barreira de Corais vivem cerca de 1.500
espécies de peixes, 360 espécies de coral, 400 a 500 espécies de algas
marinhas, 1.330 espécies de crustáceos, de cinco a oito mil espécies de
moluscos e 800 espécies de equinodermos.
Cataratas do Iguaçu (Argentina/Brasil)
As Cataratas do Iguaçu são
consideradas por muitos as mais bonitas quedas d’água do mundo e também uma das
paisagens mais incríveis do planeta. São 275 quedas no Rio Iguaçu, com área de
250 mil hectares de floresta subtropical. Cerca de 20% das cachoeiras estão
dentro de território brasileiro, no Parque Nacional do Iguaçu, e outros 80%
ficam no Parque Nacional Iguazú em Misiones, na Argentina.
Salar de Uyuni (Bolívia)
O Salar de Uyuni é o maior
deserto de sal do mundo. São 10.582 km² de área a uma altitude de 3.650 m acima
do nível do mar. No início do verão, quando começa o período de chuvas, o
deserto fica coberto de água, tornando-se um imenso espelho que reflete o céu.
O resultado é uma vista surreal com um horizonte infinito.
Ilhas Maldivas
São 1.196 ilhas espalhadas por
90.000 m² de um azul incrível no Oceano Índico. Apenas 203 dessas ilhas são
habitadas e, mesmo assim, bem pouco populosas. Somadas todas elas, existem
apenas 330 mil habitantes nas Ilhas Maldivas – o país menos populoso da Ásia.
Ilhas desertas, um mar azul irreal com temperaturas entre 24°C e 33°C, areias
brancas e palmeiras. Um paraíso. O que mais você quer?
Dicas sobre a alimentação vegetariana
Se você se alimentar com base numa dieta vegetariana ou se você está
planejando a transição para o veganismo, já deve ter ficado confuso com
todos os dizeres da família e dos amigos. Para muitas pessoas, comer
carne é regra e ser vegetariano é considerado loucura.
As principal dúvida é: “Seria possível conseguir as quantidades adequadas de proteína, cálcio, sódio, ferro, etc?”
A impressão que tenho é que as pessoas não sabem como as plantas
podem ser poderosas! Aqui estão 20 mitos sobre o poder nutritivo dos
vegetais:
1. Apenas duas colheres de sopa de melaço (extraído da
cana-de-açúcar) contêm 400 mg de cálcio. Isso é mais do que o cálcio que
é servido em uma porção de leite ou queijo!
2. Você consegue alcançar 25% das suas necessidades diárias de cálcio com 1/2 xícara de tofu.
3. Uma xícara de leite fortificado sem lactose contém cerca de 30% das suas necessidades diárias de vitamina D.
4. Para proteína, escolha edamame. Uma xícara contém 17 gramas de proteína e 16 gramas de carboidratos.
5. Cerca de 1/4 de xícara de nozes contém aproximadamente 90% das suas necessidades diárias de ômega 3.
6. Amêndoas são ricas em gorduras, mas quando consumidas com
moderação, ajudam a perder peso e depois, na manutenção do mesmo. 1/4 de
xícara de amêndoas contém 205 calorias e 18 gramas de gordura. Dessas
calorias “gordas”, 16,5 são do tipo saudável, ou seja, gordura
não-saturada.
7. Uma xícara de lentilha contém cerca de 16 gramas de fibra e 18
gramas de proteína, um combo que ajuda a segurar a fome e o seu peso.
8. Vamos todos saudar a couve! Apenas uma xícara de couve picada
contém 206% do recomendado diariamente de vitamina A, 134% de vitamina C
e 684% de vitamina K.
9. A quinoa, conhecida como “o ouro dos Incas”, é um alimento
completo! Embora conhecida como cereal, ela é uma semente de alto valor
nutricional! É muito rica em proteínas, incluindo todas as proteínas
essenciais, além de conter muitas fibras, magnésio, ferro e fósforo! E
ainda é isenta de glúten, contribuindo para uma digestão melhor!
10. Frutas congeladas possuem um valor nutricional mais alto que as
frutas frescas, especialmente se a fruta tiver viajado distâncias muito
grandes para chegar até você. Os nutrientes estão preservados se você
colhe a fruta e depois a congela.
11. Abacates contém a gordura monosaturada, que é saudável e ajuda a
reduzir o mal colesterol (LDL) e aumenta o bom colesterol (HDL). Essa
gordura também ajuda a diminuir o risco de doenças cardíacas.
12. Bananas são as mais novas pílulas do sono! A fruta é rica em
triptofano, um aminoácido que ajuda o cérebro a produzir a serotonina,
que ajuda a adormecer.
Leite e seus malefícios
Texto do doutor Mohamad Barakat
Tomar ou não tomar leite, eis a questão!
Todos perguntam por que eu não indico aos meus pacientes que
tomem leite, hoje explicarei mais sobre o tema, é importante analisarmos
os nutrientes que constituem o leite materno e o leite de vaca para
entendermos alguns paradoxos que existem em relação ao leite de vaca.
Em todos os mamíferos os nutrientes, em especial as proteínas do
leite produzido, são para estimular o melhor crescimento e
desenvolvimento orgânico e funcional.
O leite materno é o alimento mais perfeito que existe no mundo, sua
composição é específica e sutilmente modificada de acordo com a
necessidade e individualidade de cada lactente. Ele é composto por 87%
de água, sendo que os 13% restantes são uma poderosa combinação de
elementos, fundamentais para o crescimento e desenvolvimento da criança.
O leite de vaca também contém fatores imunológicos de ótima
qualidade, mas para o bezerro, esses fatores só funcionam para a mesma
espécie. Mesmo que alguns destes fatores possam funcionar, serão
destruídos pela armazenagem e fervura do leite.
É importante analisarmos os nutrientes que constituem o leite materno
e o leite de vaca para entendermos alguns paradoxos que existem em
relação ao leite de vaca.
O leite materno é rico em ácidos graxos de cadeia longa, importante
para o desenvolvimento e mielinização do cérebro. Ácido araquidônico e
linoléico, fundamentais na síntese de prostaglandinas, existem em
maiores concentrações no leite humano do que no leite de vaca. O
principal açúcar do leite materno é a lactose, porém, mais de 30
açúcares já foram identificados no leite humano como a galactose,
frutose e oligossacarídeos, com ação bifidogênica comprovadamente muito
maior do que os do leite de vaca. O que mais diferencia o leite de vaca
do humano, e por isso mesmo o ser humano pode ter mais transtornos, é a
composição de proteínas e o desequilíbrio entre os minerais.
Como a mastigação influencia na sua digestão e beleza?
Passamos em média 1 hora do nosso dia mastigando os alimentos, é ali,
na alimentação, que acontece uma grande energização do nosso organismo,
momento que produzimos energia para realizar as atividades do dia a
dia.
E tão importante quanto aquilo com que você se alimenta é a maneira como se alimenta!
Se uma pessoa tem a musculatura muito flácida ou rígida demais, se
não há um encaixe entre os dentes para triturar os alimentos, se a
cabeça encontra-se muito para frente ou para trás ou ainda a pessoa
respira pela boca, a qualidade da mastigação estará prejudicada e
consequentemente, o processo de digestão e o ganho de energia também.
A face contém inúmeros músculos, intrincados entre si, e quase sempre
a contração de um deles provoca a contração e/ou relaxamento de vários
outros, uma vez que funcionam como um conjunto. Inclusive, realizar os
movimentos realizados durante a mastigação, podem trazer benefícios
também estéticos para sua face.
Por isso aqui vão 8 dicas que farão toda diferença no processo da sua digestão e beleza:
-
Olhe para o alimento – Perceba suas cores, perceba o que está sendo ingerindo aproveitando esse momento.
-
Sinta o cheiro do alimento – O olfato é muito importante pois envia ao cérebro as informações necessárias para que se processem enzimas que atuam na preparação da digestão dos alimentos.
-
Só se alimente com fome – Devemos distinguir fome de verdade de fome emocional. Todo alimento ingerido sem fome não será bem metabolizado e se tornará uma toxina.
-
Sinta positividade ao se alimentar – Comer sentindo raiva, irritação, ansiedade e momentos depois de ter discussões influencia negativamente todo o seu processo de energização
-
Espere para se alimentar pelo menos 30 minutos após o exercício físico.
-
Mastigue devagar. Deixe o alimento na boca o maior tempo possível para ajudar o organismo a facilitar a digestão através de uma trituração eficiente e ação enzimática.
-
Observe se o alimento está indo para os 2 lados da arcada dentária. Mastigar dos dois lados da arcada e realizar movimentos ondulatórios de uma forma mais fluida, e não brusca, podem contribuir para um equilíbrio da musculatura facial.
-
Certifique-se se suas estruturas faciais estão compatíveis para realizar uma mastigação eficiente. Caso você sinta necessidade, um fonoaudiólogo pode te ajudar nessa avaliação.
Fonte
Assinar:
Postagens (Atom)